_edited.png)

GABINETE DE ACOLHIMENTO AO ALUNO MIGRANTE
.png)
O Gabinete de Acolhimento ao Aluno Migrante (GAAM) é um espaço criado com o objetivo de apoiar, orientar e integrar alunos migrantes na comunidade educativa. Reconhecendo a diversidade cultural como um valor fundamental, o GAAM promove a inclusão escolar e social de estudantes que chegam de diferentes países e contextos linguísticos e culturais.
O gabinete atua junto do aluno e respetiva família, procurando:
-
o acolhimento personalizado no momento da chegada;
-
o apoio na adaptação ao sistema educativo português
-
o apoio psicossocial e encaminhamento para serviços especializados, quando necessário;
-
a promoção de atividades que favoreçam a integração e o diálogo intercultural.
Trabalhamos em estreita colaboração com professores, técnicos e assistentes sociais, garantindo uma resposta articulada e humanizada às necessidades de cada aluno.
O nosso compromisso é garantir que todos os jovens se sintam respeitados, apoiados e plenamente integrados na vida escolar, construindo, desta forma, uma escola mais inclusiva, diversa e solidária.

Patrícia Reis
Mestre em Artes Cênicas pela Universidade NOVA de Lisboa e possui uma vasta experiência nas artes performativas. Iniciou sua trajetória na Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural, especializando-se em teatro do objeto, marionetas, artes circenses e teatro interventivo. Complementou sua formação com uma Pós-Graduação em Práticas Artísticas para Inclusão na Universidade Católica de Lisboa, reforçando seu compromisso com a inclusão e a diversidade. Desde 2005, tem impacto relevante no panorama artístico de Sesimbra, através de projetos como o PIPA e a coordenação da Companhia das Artes. Fundadora da Companhia CineArte (ANIMEPAF.ORG) e da companhia teatro escola Entre’Palcos (Associação PIPA), atuou como dramaturga, atriz, encenadora e cenógrafa em mais de 46 criações. Autora de livros infantis e criadora de mais de 30 malas de narrativas cenográficas. Dinamiza projetos com públicos juvenis e seniores, promovendo o bem-estar e a educação pela arte. A sua obra reflete uma dedicação profunda à expressão artística com impacto social, educativo e comunitário.
Equipa

Elsa Costa
Licenciada em Ciências Sociais – Serviço Social, Elsa Costa tem desenvolvido a sua carreira na promoção da inclusão social em contexto escolar, com especial atenção ao apoio de alunos e famílias migrantes. O seu trabalho centra-se na mediação linguística e cultural, facilitando a comunicação entre famílias e comunidade educativa, assegurando que todos tenham oportunidades de participação e integração plena.
Com uma abordagem humanizada e colaborativa, aposta na criação de ambientes escolares mais inclusivos, equitativos e valorizadores da diversidade cultural. O seu percurso evidencia um compromisso firme com a justiça social, o diálogo intercultural e a construção de comunidades educativas abertas à diferença.
Ao longo da sua experiência, tem dinamizado projetos que reforçam o papel da escola enquanto espaço de acolhimento, aprendizagem e cidadania, contribuindo para o bem-estar das crianças, jovens e famílias.